quarta-feira, 24 de abril de 2013

UM POUCO DE HISTÓRIA DAS ALAGOAS

         Bairro de Taperaguá - ( Marechal Deodoro) - O Marco Zero das Alagoas


DEPOIS DO DESCOBRIMENTO EM 1500, O BRASIL FOI DIVIDIDO EM CAPITANIAS HEREDITÁRIAS PARA FACILITAR A COLONIZAÇÃO. A CAPITANIA DE PERNAMBUCO SE ESTENDIA DE IGARASSU AO NORTE ATÉ O RIO SÃO FRANCISCO AO SUL, O HOJE ESTADO DE ALAGOAS PERTENCEU A PERNAMBUCO DURANTE 317 ANOS.
DUARTE COELHO O DONATÁRIO DA CAPITANIA SE PREOCUPOU MAIS COM A PARTE NORTE, FUNDOU IGARASSU, RECIFE E OLINDA, A PARTE SUL ABANDONADA.
 OS FRANCESES APROVEITARAM, FICARAM MAIS DE 30 ANOS CONTRABANDEANDO O PAU BRASIL ABUNDANTE NA ÁERA, CONSTRUIRAM O PORTO DOS FRANCESES, ATÉ HOJE A PRAIA É CONHECIDA COMO PRAIA DO FRANCÊS.
SÓ EM 1536 DUARTE COELHO RESOLVEU ESPULSAR OS FRANCESES E CONSTRUIU O POVOADO DE MADALENA DO SUAMAÚMA ONDE HOJE É O BAIRRO DE TAPERAGUÁ. ANOS DEPOIS O POVOADO SE TRANSFORMOU EM "VILA DE SANTA MARIA MAGADALENA DA ALAGOA DO SUL". O POVO FOI SIMPLIFICANDO CHAMANDO DE ALAGOA DO SUL, DEPOIS CIDADE DE ALAGOAS.
EM 1817 A REGIÃO SUL DA CAPITANIA DE PERNAMBUCO EMANCIPOU-SE E TOMOU O NOME DE PROVÍNCIA DAS ALAGOAS, TENDO COMO CAPITAL A CIDADE DE ALAGOAS ( HOJE MARECHAL DEODORO, POR SER TERRA NATAL DO MARECHAL DA REPÚBLICA).
SÓ DEPOIS DE ALGUNS ANOS A CAPITAL FOI TRANSFERIDA PARA MACEIÓ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário