A 4ª Festa Literária de Marechal Deodoro (4ª FLIMAR) é um projeto desenhado para ser evento anual. Contemplará especialmente a literatura, e vários segmentos da cultura: música, folclore, cinema, gastronomia, entre outras manifestações culturais. A escolha da cidade de Marechal Deodoro, do público e dos eventos a serem apresentados tem todo o cuidado para garantir a perenidade do evento.
terça-feira, 27 de agosto de 2013
O POETA JOSÉ INÁCIO VIEIRA DE MELO VAI ARRASAR COM MUITO ABOIO E POESIA
José
Inácio Vieira de Melo (Alagoas)- poeta, jornalista e
produtor cultural. Publicou seis livros de poesia. Coordenador
e curador de vários eventos literários, como o Porto da Poesia, na VII Bienal
do Livro da Bahia e a Praça de Cordel e
Poesia, na Bienal do Livro da Bahia. Tem poemas traduzidos. Foi coeditor da
revista de arte, crítica e literatura Iararana. Edita o blog Cavaleiro
de Fogo:
www.jivmcavaleirodefogo.blogspot.com
A BELA POETA LETÍCIA ELENA COMANDARÁ OS SARAUS POÉTICOS NA CASA-MUSEU DO MARECHAL DIAS 26(QUINTA) E 27(SEXTA) A PARTIR DAS 18:30
Letícia Elena Silveira ( Alagoas) - Mineira, fonoaudióloga, já atuou como
produtora cultural, participa de movimentos culturais relacionados a poesia em
Maceió.
LITERATURA ERÓTICA NA IV FLIMAR
Lizien Danielle (São Paulo) - É apaixonada por
livros desde os cinco anos de idade. Aos catorze, publicou seu primeiro romance.
Graduada em letras e especialista em língua portuguesa com ênfase na formação
do leitor. A autora se dedica a literatura em tempo integral, participando de
eventos literários, ministrando palestras e escrevendo seus romances. Fará
palestras sobre Literatura Erótica.
Jornalista Audálio Dantas, 84, é único indicado ao troféu Juca Pato - AUDÁLIO PARTICIPARÁ DA IV FLIMAR
O escritor e jornalista é o único candidato ao Troféu Juca Pato, correspondente ao concurso Intelectual do Ano, promovido pela União Brasileira de Escritores (UBE).
Audálio Dantas, 84, foi indicado por 50 associados da UBE. Ainda que não existam mais concorrentes, uma eleição será realizada para validar a nomeação do jornalista.
Para votar, basta mandar uma mensagem para o e-mail secretaria@ube.org.br. Não é necessário ser associado da UBE para participar. A eleição vai até 15 de setembro.
A entrega do Juca Pato 2013 está prevista para novembro, no Memorial da América Latina, em São Paulo. O prêmio é concedido desde 1963. Em 2012, Tatiana Belinky (1919- 2013) foi a vencedora.
Dantas é diretor da revista "Negócios da Comunicação" e presidente da Comissão Nacional da Verdade dos Jornalistas. Ele já escreveu mais de dez livros --o mais recente deles é "As Duas Guerras de Vlado Herzog", publicado pela Civilização Brasileira em 2012.
segunda-feira, 26 de agosto de 2013
O JORNALISTA, ESCRITOR, CÁSSIO CAVALCANTE ESTARÁ ABRILHANTANDO A IV FLIMAR COM SUAS PALESTRAS IMPERDÍVEIS
Cássio Cavalcante (Ceará)
- jornalista,
escritor. Teve seu inicio na literatura como contista, com a publicação do
conto Meu Primeiro Milhão na revista Caruaru Hoje. Membro da União Brasileira
de Escritores em Pernambuco. Primeiro Secretário da Academia Recifense de
Letras. Pertence a Academia de Artes, Letras e Ciências de Olinda. Biógrafo da
cantora Nara Leão, prosador, assina a coluna Bate papo Literal. Colaborador do
Jornal Folha do E. Santo.
MINISTRA DA CULTURA, MARTA SUPLICY, SOLTA R$ 2,8 MILHÕES PARA DESFILE DE MODA, ENQUANTO OS PASTORIS NORDESTINO ESTÃO SE ACABANDO
Em decisão publicada nesta quinta-feira no Diário Oficial da União, o Ministério da Cultura (Minc) autoriza o estilista Pedro Lourenço a captar 2,830 milhões de reais pela Lei de Incentivo à Cultura (conhecida como Lei Rouanet) para a realização de dois desfiles na Semana de Moda em Paris, em outubro de 2013 e março de 2014. A Lei Rouanet permite que empresas ou pessoas físicas recebam isenção fiscal, direcionando parte do Imposto de Renda devido por elas a eventos ligados à cultura, desde que esses eventos tenham alguma forma de acesso ou participação popular -- o que não é o caso de um desfile feito para 300 pessoas na Europa.
Segundo reportagem da Folha de S. Paulo, a intervenção da ministra da Cultura, Marta Suplicy, foi essencial na aprovação do projeto.
sábado, 24 de agosto de 2013
UM TEXTO DA ESCRITORA BAIANA MIRIAM SALES
NAVEGAR É PRECISO!...
Marechal Deodoro,cidade histórica
VIAGEM À ALAGOAS
Praia do Francês,êita francês de bom gosto
Uma das coisas boas da vida literária é poder viajar mundo afora conhecendo pessoas,lugares ,costumes,participando da vida cotidiana do homem comum,aquele que sua,luta,trabalha e tem” seus momentos na vida” como dizia Caymmi.
Igrejas seculares
Suponhamos que eu estivesse com um catálogo nas mãos procurando um lugar para viajar a trabalho ou lazer;conciliar os dois já seria meio complicado,confesso.E,após chegar de Paraty,nenhuma viagem próxima estava nos meus planos.Até que zapeando na Rede como sempre faço,descobri a Flimar,a festa literária de Marechal Deodoro ,Alagoas,Brasil.
Marechal Deodoro não era desconhecida para mim;sei que é uma cidade histórica,com casario colonial,berço do proclamador da República,um alagoano retado,adorado pelo Exército na sua época,pela honradez e bons princípios éticos e,por conta disso,arregimentado pelos republicanos para proclamar a República,um movimento criado por jornalistas e cidadãos positivistas,mas,que não contava com apoio nem adesão popular.
3ª FLIMAR
Diz a lenda que Deodoro era amigo e fiel ao Imperador.Falam as más línguas que foi liderar esse movimento,contrafeito.Conta-se,até,que o arrancaram do leito,onde se refazia de uma enfermidade.Verdade ou mentira,se ele soubesse no que essa república se transformou,jamais teria saído do leito.
Marechal Deodoro esteve recentemente na mídia porque lá foi filmada a última versão para o cinema do clássico de Dias Gomes,”O Bem Amado”.
Tirei fotos na ponte,mas,ocupada pela festa literária ,nem tive tempo de conhecer bem a cidade,suas igrejas e museus.O que pude fazer agora,nesta segunda versão da festa,graças ao trenzinho que a Braskem ,uma das patrocinadoras ,nos proporcionou.
A escritora Miriam Sales e alunos do IFAL
Mas,tive tempo e ensejo de conhecer um idealista.Militar como Deodoro,mas,hoje,um militante das letras,um guerreiro da Cultura,que, aos trancos e barrancos,criou ,desenvolveu e executou a Festa Literária de Marechal.
Chama-se Carlito Lima e está na contramão dos políticos aloprados do bem-amado.Nem sei se é político. Só sei que trabalha e faz!
Numa pequena cidade, sem hotéis ou pousadas para abrigar convidados,nem restaurantes decentes,ele conseguiu trazer nomes de peso como Affonso Romano de Santana e o Inácio de Loyola Brandão,entre outros nomes que militam nas lides literárias por esses brasis de meu deus,e os abrigou e alimentou pelas cercanias –e que cercanias !- Praia do Francês,Barra de São Miguel,Massagueira, (maior polo gastronômico de Alagoas ) lugares de sonho que demonstram o quanto o bom deus foi generoso com as Alagoas.
A festa que durou quatro dias foi perfeita.Tudo funcionou,as palestras foram excelentes,o público presente e atuante,houve uma integração entre as escolas , a cultura alagoana,a música ,bandas, concertos e teatro,houve tempo e local para tudo até para as cavalhadas.Sem esquecer as serenatas pelas ruas da cidade,coisa bela de se ver,ouvir e cantar.Um presente dos “Pitanguinhas”,seresteiros eméritos.
Não percam! de 25 a 28/8/13
Como uma cidade pequena de um Estado pobre consegue fazer tudo isso e avermelhar de vergonha o rosto dos outros que nada realizam? Vontade de potencia,eu digo.
Sim,aquela vontade de fazer,que tira leite das pedras e faz das tripas,coração,aquela mesma vontade da qual Nietzsche falava.
Pois é,estava lá,em Marechal.posta em prática por Carlito Lima e sua equipe.
Carlito Lima,curador,idealizador e principal responsável pela Flimar
A mais bela imagem que vi ano passado, e que me levou às lágrimas,foi a da grande,bela,poderosa Marina Colasanti discorrendo sobre os livros que marcaram sua vida,naquele atento auditório de Marechal,num começo de tarde.Por conta disto ganhou uma placa comemorativa que foi assinada por todos nós ,os escritores convidados.
Pensei comigo:
-Ora bolas,o Brasil tem jeito;basta alguém se dispor a mudá-lo através da cultura e da educação.
As Pitanguinhas,alegrando a madrugada
Estou voltando,com muito entusiasmo e pela quarta vez á FLIMAR,onde ainda milita o mesmo Carlito Lima ,cujo entusiasmo parece crescer através dos tempos.Homens assim são raros.
Merecem nossa reverência!
Eu e Marina Colasanti,mereceu uma placa comemorativa
Gustavo Gonçalves e eu,mesa digital na abertura da IV FLIMAR
O Prefeito Cristiano Matheus e Carlito Lima.Eles tornam os sonhos possíveis
Mesa de Abertura
Com alunos do IFAL.Meus melhores momentos
A LITERATURA É MINHA PRAIA!
VISUALIZAÇÃO DESTE BLOG POR PAÍS
Visualizações de página por país
|
sexta-feira, 23 de agosto de 2013
A GRANDE ATRIZ E CANTORA DE DE TEATRO E TELEVISÃO, MÔNICA MONTONE, VAI ARRASAR COM SUAS MÚSICAS E POEMAS
Mônica Montone ( Rio) - é autora dos livros Mulher de Minutos , Sexo, Champanhe e Tchau e do blog Fina Flor ( 600 mil
acessos). Possui publicações no jornal O Globo, diversas antologias, sites e
blogs. Como cantora e compositora lançou um disco independente e como atriz atuou em duas peças do diretor e
dramaturgo Domingos Oliveira, e uma de sua autoria além de performances em
recitais pelo país. http://www.monicamontone.com/
RENATA MAGALHÃES PRODUTORA DE CINEMA, VAI FALAR SOBRE OS FILMES DE CACÁ DIÉGUES NA ABERTURA DA FLIMAR
IV FESTA LITERÁRIA DE
MARECHAL DEODORO- 4ª FLIMAR
25 a 28 de setembro de 2013.
DIA 25 DE SETEMBRO (QUARTA-FEIRA)
POLO ORLA LAGUNAR
AUDITÓRIO ESPAÇO
CULTURAL
Recepção
aos convidados – Banda de Pífano de Marechal Deodoro - Nelson da Rabeca
19:00
– Abertura da 4ª FLIMAR – CERIMONIAL - Hino Nacional
19:30
– Palestras de abertura sobre os
escritores homenageados: GRACILIANO
RAMOS por Ricardo Ramos Filho (
30 minutos) - Cacá Diégues por Renata Magalhães ( 30 minutos)
20:30 -
Recital - Mônica Montone / Claufe Rodrigues
20:45 - Grupo ABEPORÁ de Macapá
21:00
– Poema FESTA DO PADROEIRO de Álvaro
Machado – pelo Grupo Chico de Assis
NA ORLA LAGUNAR
21:30 – Abertura
da Exposição da pintora Cecília Barreiros no Espaço Nordeste
Abertura da Feirinha de Livro e
Cultura
Grupo Xaxado do Pró-Jovem de
Marechal
NO PALCO DA ORLA
22:00
- Show
-
RICARDO RAMOS FILHO, NETO DE GRACILIANO VEM PRESTIGIAS A IV FLIMAR
Ricardo Ramos Filho ( São Paulo) - Escreve livros
infanto-juvenis. Mestre em Literatura Comparada pela USP, roteirista de cinema,
premiado pela Prefeitura de São Paulo. Ministra cursos e oficinas de textos, e
participou como jurado do PROAC, do Prêmio São Paulo de Literatura, do Concurso
Internacional de Microcontos da revista italiana Quaderni Ibero Americani e do júri inicial do prêmio Portugal
Telecom. (É neto de Graciliano Ramos)
O GRUPO ABEPORÁ DO AMAPÁ VAI ARRASAR NA ORLA DE MARECHAL CANTANDO CANTIGAS DE AMOR DOS ÍNDIOS AMAZONENSES
DIA 26 DE SETEMBRO ( QUINTA-FEIRA)
POLO ORLA LAGUNAR
AUDITÓRIO ESPAÇO
CULTURAL
09:30 - 10:20 - MESA 1
- O Papel do Ministério Público em defesa da educação e cultura– Walber Valente – Cecília Carnaúba - Mediador: Alfredo Machado
10:20 – 11:10 – MESA 2 : Livro digital o desafio do novo
milênio, a grande marca do marketing autoral - Gustavo Gonçalves - Miriam Sales
- Mediador: Homero Fonseca
11:10 – 12:00 – MESA 3
– Marechal Deodoro – O homem , o soldado – Carlos
Roberto Uchoa de Moura - Cássio Cunha - Mediador: Carlito Lima
12:00 - 12:30 - MESA
ESPECIAL- Aboios e Parábolas da Pedra Só - José Inácio Vieira de Melo
14:00 – 15:00 – MESA 4
– O Prefeito Graciliano Ramos - Jorge Oliveira – Audálio Dantas- Isvânia Marques - Vera Romariz - Mediador:
Maurício Melo Jr
15:00 – 16:00 – MESA 5
– Graciliano Ramos na visão de Lêdo Ivo – Wladimir Saldanha – Luiza Nóbrega -
Mediadora: Ana Rocha
16:00 – 17:00 –MESA 6
- Graciliano Ramos, militância política
e os movimentos de rua 2013 - Ricardo Ramos Filho - Ângelo Mendes Corrêa –
Itamar Santos. Mediador: Ovídio Poli Jr
17:00 – 18:00 – MESA 7
– A convivência no semi-árido e a ecologia em Graciliano Ramos - Catarina Buriti. Mediador: Ricardo Ramos Filho
18:00– 19:00 – MESA 8
- O jornalista Graciliano Ramos – Audálio Dantas – Luiz Gutemberg - Maurício Melo Jr. Mediador: Homero
Fonseca
CASA - MUSEU DO
MARECHAL DEODORO
18:30 – 20:30 – Sarau
na Casa do Marechal: Poesia ao vivo – A POESIA DE PEDRO CABRAL / JORGE DE LIMA
e outros - Letícia Elena - Tânia Moreno-
José Inácio Vieira de Melo - Adélia Amorim- Carla Nobre - Henrique Rodrigues –
Chico de Assis – Paulo Poeta – Ricardo Cabus – (palco aberto ao público)
ORLA LAGUNAR
A partir de 16 horas -
Apresentações ao ar livre
Banda Santa Cecília
Folclore
Artesanato
Capoeira
Grupo ABEPORÁ de Macapá
Banda de Pífano Insquenta Muié
Caminhada poética
PALCO DA ORLA LAGUNAR
20: 30 - Show
- MÔNICA MONTONE/CLAUFE RODRIGUES
( MÚSICA E POESIA)
SHOW -CORTESIA DA
PREFEITURA MUNICIAPL DE MACEIÓ
POLO IFAL
IFAL (IFET) - ESCOLA
TÉCNICA FEDERAL
Sala 1 do IFAL(Oficina)
9:00
– 13:00 – Oficina de Teatro – “ADOLES –
CÊNICA”
Mauro Braga e Ana Sofia
Biblioteca do IFAL
(Oficina)
9:00
- 13:00 - Oficina de Teatro - Manoel Constantino
Auditório do
IFAL/Escola Técnica - (Palestras)
10:00
– "Poder Econômico e Poder Político" - Radjalma Cavalcante
11:00
– "O Turismo Cultural" -
Geraldo Bentes
14:00
–
"A Casa da América Latina em Lisboa" - Maria Xavier
15:00
- "Fernando
Luiz Machado
16:00
– "Nara Leão, A Musa do Trópico" –
Cássio Cavalcante
17:00
– "Carta ao Presidente -
brasileiros em busca da cidadania" – livro organizado por Carlos Souza
Yeshua – Debate com platéia – Cássio
Cavalcante
POLO LARGO DA MATRIZ
CASA DO PATRIMÔNIO -
IPHAN –ANTIGA CADEIA - (OFICINA)
09:00 – 13:00 – OFICINA:
PROJETOS DE CULTURA – PATRÍCIA RODRIGUES
( 40 alunos)
( FÓRUM DAS
SECRETARIAS DE CULTURA DE ALAGOAS)
Este intensivo destina-se a interessados
em ampliar as possibilidades de viabilizar projetos culturais e
ambientais, compreendendo a prática do financiamento à cultura e as fases
do processo de captação. Aulas expositivas e atividades práticas.
CASA DO PATRIMÔNIO
(IPHAN) - ANTIGA CADEIA- (CINEMA)
15:00 – 17:00 – FILME DE NELSON PEREIRA DOS SANTOS – VIDAS
SECAS
- Documentário: RELATO
DA SEQUIDÃO - Maurício Melo Jr
17:00 – 19:00 – FILME
DE CACÁ DIÉGUES – DEUS É BRASILEIRO
ESCOLA DO SESI - (Palestras)
SALA 1 – 19:00 – 20:00 – "A
Engenharia e a Literatura" - Alberto Rostand
20:00 – 21:00 – "Nordeste, Cultura e Costumes" - Miriam
Sales
SALA 2 – 19:00 – 20:00 – "Cacá Diegues, vida e obra" - Marcos
Sampaio
20:00 -21:00 – "Mãe África" - Sônia André
SALA 3 – 19:00 – 20:00 – “ O Prefeito Graciliano Ramos - Palmeira dos Índios” - Isvânia Marques
20:00 – 21:00 – "EROS- A Travessia do Erotismo" -
Lizien Danielle
SALA 4–19:00 – 20:00 – "O Corpo Fala" - Cláudia Bulhões
20:00 – 21:00 – “O
Prefeito Graciliano Ramos - Palmeira dos Índios” -Isvânia Marques
SALA 5 – 19:00 – 20:00 – "EROS- A Travessia do Erotismo" -
Lizien Danielle
20:00 – 21:00 – "A Engenharia e a Literatura" - Alberto
Rostand
O ARQUITETO, POETA PEDRO CABRAL, SERÁ HOMENAGEADO COM SEUS POEMAS NO SARAU DA CASA DO MARECHAL QUINTA-FEIRA ( DIA 26) À PARTIR DAS 18:30 h
Pedro Cabral -
Nasci às margens da
Lagoa Mundaú. Por isso, sou formado em vida.
Depois virei arquiteto. Por isso, sou formado em sonhos.
Depois resolvi ser professor. Por isso, sou estudante.
Perambulo pelas cores. Por isso, sei da escuridão.
E vez em quando escrevo ideias. Nem por isso sou poeta.
Depois virei arquiteto. Por isso, sou formado em sonhos.
Depois resolvi ser professor. Por isso, sou estudante.
Perambulo pelas cores. Por isso, sei da escuridão.
E vez em quando escrevo ideias. Nem por isso sou poeta.
Assinar:
Postagens (Atom)